Notícias
28 de novembro de 2014
Black Friday acontecendo em Santa Cruz - Confira as dicas
Os pequenos negócios que desejam participar do Black Friday devem se preparar e atentar para alguns detalhes importantes. Para começar, é necessário refletir sobre 7 pontos-chave:
1- Quem compra meu produto? E quem pode comprá-lo?
Lembre-se de identificar um perfil da maioria, para não desperdiçar esforços e verba de mídia com a minoria. Estude o perfil comportamental desse grupo de consumidores: de quem compram, como compram, com que frequência, suas preferências.
2- Meu produto é comprado esporadicamente ou é de compra regular?
Para produtos de compra esporádica, o cliente pesquisará mais e fará comparações. Para esse tipo de produto, preço e condições de pagamento são importantes. Mas uma garantia estendida, uma entrega mais rápida do que os concorrentes ou um brinde bacana podem direcionar a escolha.
3- Tenho grandes margens ou são apertadas?
Se você trabalha com margens apertadas, avalie os prós e contras de participar do Black Friday. Tenha em mente que os descontos devem ser bastante atrativos para fazer brilhar os olhos do consumidor e levá-lo a comprar. Selecione os produtos que você pode conceder bons descontos, aqueles que você quer desovar do estoque e também faça parceria com fornecedores para poder repassar benefícios aos clientes.
4- Quantos e quais produtos ofertar no Black Friday?
Você não precisa (e, muitas vezes, não pode) colocar todos seus produtos com descontos atrativos. Então, a dica é: selecione bem alguns produtos e deixe claro quais são os que estão no Black Friday e quais não estão com descontos. Faça uma comunicação clara, não dando margens a dúvidas.
Muitas reclamações de clientes se devem a promoções que deixaram dúvidas na comunicação. Prepare-se para estar fora dos sites de reclamações.
5- Conceda descontos honestos
Prometa e cumpra. Não faça maquiagem nos preços. Os consumidores estão cada vez mais atentos. E, se você cumprir com o prometido, tanto em preço quanto em qualidade e prazo de entrega, sua marca deixará uma boa lembrança e a probabilidade desse consumidor retornar/recomprar no Natal, por exemplo, é grande.
6- Dê segurança para quem quer comprar seu produto
I. Prepare seu site para não sair do ar se tiver uma quantidade de acessos muito grande. Garanta a estabilidade do site para não perder vendas;
II. Disponibilize um número de telefone fixo na sua loja virtual;
III. Assegure que seu site está protegido, blindado. O cliente precisa se sentir seguro ao escolher comprar em sua loja.
7- Sua loja está atrativa?
Como está o visual da sua loja? As fotos estão nítidas, valorizando o produto? Há descrição clara dos produtos? Lembre-se, na loja virtual não há o apelo do contato com o produto e, portanto, uma boa foto fará toda a diferença. Organize sua loja.